Volume de chuva deve reduzir no Ceará até sábado, prevê Funceme
16/01/2025
Céu deve ter poucas nuvens, e o estado deve receber poucas chuvas até sábado. Volume de chuva deve reduzir no Ceará até sábado, prevê Funceme
Fabiane de Paula/SVM
Após um período marcado por chuvas significativas em todas as macrorregiões do Ceará, a previsão do tempo indica mudanças climáticas que vão reduzir o volume de chuva no estado nos próximos dias.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O avanço do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deverá reduzir as chuvas no Ceará. Este cenário favorece a diminuição da nebulosidade e o aumento das temperaturas, especialmente a partir desta quinta-feira (16).
Confira a previsão dos próximos dias:
quinta-feira, 16: céu deverá variar entre nublado e parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuvas isoladas em áreas da faixa litorânea, Jaguaribana e Cariri.
sexta-feira, 17: nebulosidade diminuirá ainda mais, com o céu oscilando entre parcialmente nublado e poucas nuvens. Há alta possibilidade de chuvas isoladas no sul do Sertão Central, Inhamuns e no Cariri. Já no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité, a chance de precipitações será baixa.
sábado, 18: céu continuará parcialmente nublado a poucas nuvens. A possibilidade de chuvas isoladas permanece baixa para o Cariri, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.
Chuvas expressivas e recorde
Entre as 7h de terça-feira (14) e as 7h desta quarta-feira (15), todas as macrorregiões do Ceará registraram chuvas, confirmando o alerta meteorológico anterior. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os acumulados mais expressivos foram:
Pacujá (sede): 230 mm (maior da série histórica do município, superando os 147,4 mm de dezembro de 1985)
Forquilha (sede): 203 mm
Acaraú (sede): 192 mm
Itarema (Fazenda Aguape): 189 mm
Acaraú (Aranaú): 185 mm
Forquilha (Açude Arrebita): 184 mm
Graça (sede): 182 mm
Mucambo (sede): 180 mm
Tauá (Altamira): 180 mm
Acaraú (Lagoa do Carneiro): 167,1 mm
O dado registrado em Pacujá, na região da Ibiapaba, não só marcou o maior volume do período, mas também estabeleceu um novo recorde histórico para o município.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: