TRE inaugura unidades em 14 cidades do interior para facilitar atendimento aos eleitores, no Ceará
17/01/2025
O Ponto de Inclusão Eleitoral (PIEL) tenta ampliar o acesso ao órgão em municípios que não possuem cartório eleitoral. TRE inaugura unidades para facilitar atendimento da população em 14 cidades do Ceará.
Natinho Rodrigues/SVM
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) vai inaugurar, na próxima segunda-feira (20), os primeiros Pontos de Inclusão Eleitoral (PIEL). As unidades vão ficar em 14 municípios no interior do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O Ponto de Inclusão Eleitoral (PIEL) tem como objetivo tornar o atendimento mais acessível para a população residente em municípios que não possuem cartório eleitoral, facilitando o atendimento ao eleitor, sem que haja a necessidade do deslocamento para outra cidade.
As cidades beneficiadas serão:
Penaforte
Porteiras
Abaiara
Baixio
Umari
Quixelô
Cariús
Tarrafas
Antonina do Norte
Altaneira
Salitre
Potengi
Santana do Cariri
Granjeiro
Além de proporcionar a aproximação da Justiça Eleitoral com a população cearense, a presença do PIEL deve evitar ações de desvirtuação do processo eleitoral.
“Observamos a necessidade de ampliar o alcance dos serviços da Justiça Eleitoral para a sociedade cearense em regiões distantes, onde não há cartório eleitoral. Nosso objetivo é instalar o PIEL em todas essas cidades e promover facilidade de atendimento a todos os cearenses”, disse o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.
No PIEL, os cidadãos poderão realizar serviços como cadastro biométrico, emissão de documentos e atualização cadastral, bem como outros serviços eleitorais. Os atendimentos adotarão os princípios de acessibilidade, inclusão e eficiência, assegurando as condições dignas de atendimento à população com deficiência ou mobilidade reduzida.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará